Que professores sejam vacinados na primeira fase do plano de vacinação contra Covid-19
Bolsonaro no Tribunal de Haia por crime contra a humanidade
Escolas Fechadas para Salvar Vidas
Pela proteção dos povos indígenas: queremos testes da Covid-19 nas aldeias!
Vacina Já para todas as Pessoas com Deficiência! #UmaDoseDeRespeito
O Conselho Federal de Medicina deve condenar o tratamento precoce para COVID-19.
Lactantes pela Vacina – São Paulo
Liberem as Patentes das Vacinas, Tratamentos e Diagnósticos da COVID-19
Não ao retorno das aulas presenciais de todas as escolas baianas na pandemia!
Sobre esse movimento e a comunidade de apoiadores
Estamos diante de uma crise global, e não dá para negar. Fronteiras fechadas mundo afora, cidades-fantasmas na China e na Europa e uma ameaça que já se tornou real no Brasil com pessoas infectadas e mortas em decorrência do novo coronavírus, o COVID-19.
Por aqui, os governos começaram a agir rápido nas medidas de contenção – fundamentais para “achatar” a curva de evolução da pandemia –, mas lidar com as mazelas de uma sociedade essencialmente egoísta pode ser um dos grandes desafios na luta contra o vírus no Brasil.
Em uma realidade praticamente distópica, em que as pessoas não podem sair às ruas para tomar ação, elas estão recorrendo a mobilizações e campanhas online para exigir medidas rápidas e assistência das autoridades em inúmeros países. Quase 250 mil alemães criaram um movimento cobrando ações contra o corona, mais de 202 mil japoneses fizeram o mesmo. Cidadãos da Europa, Estados Unidos e de outros países das Américas lançam todos os dias petições na internet em busca de uma ação coletiva e nada egoísta contra a pandemia.
Será que já não passou da hora, aqui no Brasil, de agirmos coletivamente e tomarmos ação neste sentido? Alguns já começaram. Nos últimos dias, a Change.org têm visto multiplicarem-se os abaixo-assinados que pedem pela interrupção das aulas em escolas e universidades brasileiras. Milhares já assinam um manifesto pelo cancelamento de qualquer evento com aglomeração de pessoas no país, outros tantos exigem a suspensão temporária do pagamento de tributos e contas de água, luz e gás.
Explore nossa página e nos ajude a pressionar os responsáveis!
O que mais é necessário para garantir a segurança das pessoas e a sustentabilidade econômica do nosso país enquanto atravessamos a pandemia? De que forma os governos, o setor privado e até mesmo os cidadãos precisam ser pressionados ou apoiados?
A mobilização online, a partir da tomada de ação coletiva em busca de medidas positivas, certamente é uma das formas que podem nos ajudar a “driblar” o distanciamento social necessário imposto pelo coronavírus e, de forma virtual e segura, enfrentar uma pandemia nessa sociedade egoísta.
Que tal começar agora mesmo tomando ação nesse esforço que, para ser efetivo, precisa ser coletivo? Fortaleça ou crie uma campanha online; só saia de casa se necessário; leve a sério as orientações de prevenção dos órgãos de saúde; informe-se com qualidade; compartilhe apenas notícias confiáveis; apoie seus funcionários; ofereça ajuda a quem está no grupo de risco; evite sobrecarregar o sistema de saúde desnecessariamente; não entre em pânico, mas não menospreze uma pandemia que já matou milhares pessoas em todo o mundo.
Não faz sentido esperar as coisas piorarem para começar a agir diante de uma crise global!
Estes são os peticionários com mais assinaturas neste movimento
Dra. Roberta Grabert
Brasil
Padre Julio Lancellotti
São Paulo, Brasil
Luciano Hang
Brasil